A Prefeitura da Estância Turística de Tremembé, por meio da Secretaria de Educação, realizou a formatura das 1ª turmas do curso de Marcenaria de 2015, oficina integrada ao Programa Mais Educação.
O evento aconteceu dias 06 e 07 de Junho nas duas escolas em que o curso foi realizado: EMEF Prof.ª Maria Dulce David de Paiva e EMEF José Inocêncio Monteiro. Os alunos do Centro Educacional Antônio de Mattos Barros também participaram das aulas de Marcenaria e receberam seu certificado na escola José Inocêncio.
O Projeto chama-se “Aprender Fazendo” e atendeu nesse 1º semestre 110 alunos da Rede Municipal. Sessenta e oito alunos compareceram à formatura, juntamente com seus familiares e prestigiaram o evento o Prefeito Municipal Marcelo Vaqueli, a Secretária da Ação Social e primeira dama Andréa Vaqueli, a Secretária de Educação Cristiana M. Esper Berthoud, o Presidente da Câmara Vereador Adriano dos Santos, o Vereador Renato Vargas júnior e o coordenador da Secretaria de Educação Tumaki Aruanã.
Para o Prefeito Marcelo Vaqueli é uma satisfação participar da entrega dos certificados da primeira turma do Curso de Marcenaria de Tremembé: “É muito gratificante ver que estamos trabalhando na inclusão de várias pessoas no mercado de trabalho. Esta oficina é uma possibilidade de despertar talentos e abrir as primeiras portas para novas áreas de trabalho. Parabenizo ao professor, aos diretores e a vocês alunos pelo esforço que vocês fizeram para chegar até aqui.”, comentou, destacando ainda a importância da capacitação profissional nos dias atuais.
O monitor da oficina, Antônio Caçador, ficou muito emocionado com o resultado das aulas de marcenaria: “Os alunos se dedicaram muito e realizaram em pouco tempo peças de marcenaria bem detalhadas. Espero que tudo que foi passado fique como incentivo para os jovens pensem em futuro profissionalizante, que é um dos objetivos do curso.”
O projeto é itinerante para atender o maior número de jovens e a Prefeitura está investindo em novas salas para o curso. Desta vez, a escola que receberá o curso é a EMEF Prof.ª Amália Garcia Patto. Nessa escola foi criado um polo do curso de marcenaria, a fim de atender não só os alunos da escola, como também de outras comunidades próximas. A nova sala foi construída como parte do Módulo Mais Educação e está sendo preparada para atender 120 alunos.
O foco da oficina é o jovem e consiste no trabalho manual com as mini máquinas, a fim de produzirem peças em madeiras com a possibilidade de um retorno financeiro, sempre com uma visão de um futuro empreendedor. As salas de marcenarias estão equipada com as mini máquinas, equipamentos de segurança e apostilas para os alunos.
O aluno não paga nada para participar e ao fim de 3 meses a Rede promoverá uma exposição com as peças produzidas e o aluno receberá um certificado de conclusão do curso.